1. Home
  2. Central do Seller
  3. Importar produtos ou criá-los diretamente no HUB de marketplace da Uappi

Importar produtos ou criá-los diretamente no HUB de marketplace da Uappi

Se sua loja é um marketplace e possui vendedores externos, que não possuam plataforma Uappi, esses vendedores terão um perfil para acessar produtos, pedidos e protocolos dentro do HUB de marketplace.

Por isso, no módulo de “Produtos” desses usuários existirão dois botões para que os sellers consigam cadastrar seus produtos, além de poderem editá-los e excluí-los:

Ao clicar em “Novo produto”, você será direcionado para uma página de criação de produto onde poderá inserir as informações necessárias para liberá-lo no marketplace, enquanto o “Importar produtos” te conduzirá a uma página para cadastro de um lote de produtos através de um arquivo “.csv”. Veja mais sobre eles abaixo:

Novo produto 

Ao clicar neste botão, você será direcionado a uma página como essa:

Aqui precisará inserir as informações de seu produto. Clique em “Enviar” para salvar.

Será liberado os outros campos para preenchimento, como “Preço”, “Descrição” e “Dimensões”:

Note que os campos que possuem um aviso em vermelho são de preenchimento obrigatório para liberação da venda do produto. 

Selecione o próximo campo e preencha as informações necessárias, até que o produto esteja pronto para ser vendido. Lembre-se de clicar em “Enviar”, após preencher uma página para salvar as informações.

O novo produto deve aparecer na listagem, pronto para ser vinculado ao marketplace. Clique aqui para saber mais sobre a listagem e a ação em massa no HUB de marketplace!

Importante: Existem campos como “Descrição”, que não são obrigatórios, mas para ter um produto mais completo, recomendamos que preencha o maior número de informações possíveis para gerar uma melhor experiência para seu consumidor. 

Entendendo as informações

Geral

  • Nome: Aqui você coloca o nome do produto;
  • Categorias do produto: Esta é uma informação obrigatória e crucial para a liberação do produto no site, por isso, lembre-se de selecionar quais serão as categorias principais que seu produto irá aparecer. Por exemplo, se a categoria Nível 1 de seu produto for “Eletrônicos”, a categoria Nível 2 será “Smartphones”, ou seja ela é filha da categoria Nível 1: em outras palavras, ela estará dentro da categoria Nível 1. Assim como a categoria Nível 3 estará dentro da categoria Nível 2 e poderá ser “Iphone” ou outra variação de smartphone.  
  • SKU: É o código de seu produto dentro de sua loja;
  • Marca: Você pode pesquisar uma marca ou criar uma nova aqui; 
  • Código MPN: Código de peça do fabricante;
  • Código EAN/GTIN: Código de barras deste produto, caso o produto não possua EAN, você pode deixá-lo como exclusivo;
  • URL do produto: Aqui você pode inserir uma URL principal para seu produto; 
  • Produto líder?: Aqui você define se este produto será o principal, caso haja variações, por exemplo, um modelo de sapato na cor vermelha pode possuir vínculo com outro sapato de mesmo modelo só que de cor preta; 
  • Status: Você pode definir se o produto ficará ativo ou inativo.

Preços

O primeiro item a ser cadastrado é o preço. Clique nele e preencha o preço “De” e o preço “Por”. Se houver algum preço diferenciado para os canais de mídia você pode inserir nesta configuração também selecionando o campo “Variar preços para mídias” e inserindo os valores correspondentes. Clique em “Enviar”, para salvar e vá para a próxima etapa. 

Dimensões

O próximo passo é cadastrar as dimensões de seu produto em centímetros e o peso em quilos. Clique em “Enviar”, para salvar e ir para o próximo passo.

Estoque e Associados

Agora é preciso cadastrar o estoque de seu produto. Tem duas maneiras de fazer isso e tudo dependerá se seu produto possui atributos ou não, ou seja: variações como cor e tamanho. 

Produto sem atributos

Se seu produto não possui nenhuma variação de tamanho, voltagem ou entre outros, é possível cadastrar o estoque dele na configuração de estoque normalmente. 

É preciso cadastrar um estoque total e se desejar, adicionar um prazo de produção caso ele exista. Para salvar, clique em “Enviar”.

Produto com atributos

Se o produto possui atributos (variações como tamanho, por exemplo), o cadastro de estoque será feito através do módulo de “Associados”. 

Nele, você irá selecionar quais serão seus atributos e clicar em “Enviar”. Aparecerá novas opções abaixo para você cadastrar a quantidade em estoque de cada variação e seu SKU correspondente, clique em “Enviar” novamente para salvar e pronto, seu estoque foi cadastrado. Veja exemplo abaixo:

Importante: As variações estão com o preço, dimensões e EAN pré estabelecidos, ou seja, elas herdam esses valores do produto, mas caso deseje mudá-los, basta selecionar o campo e inserir os novos valores. 

Descrição

Neste módulo você pode inserir uma descrição longa ou curta do seu produto e vídeos informativos relacionados ao produto.

Mídias 

Aqui é onde você irá inserir as imagens de seu produto. Note que ao selecionar uma das opções, o sistema já mostra quais tipo de arquivos são permitidos: 

Características 

As características são utilizadas para organizar as especificações dos produtos e facilitar a visualização do cliente. Ela indica as informações técnicas dos produtos que serão vendidos em sua loja virtual, como por exemplo, o material utilizado na confecção e o estado do produto.

Se não houver nenhuma característica cadastrada em sua loja, clique em “Cadastrar nova”, insira o nome e clique em “Cadastrar”. Após isso, coloque o valor e clique em “Adicionar” para inserir mais campos:

Histórico

Neste módulo, ficam registradas as mudanças feitas no produto e você consegue ver quem, quando e quais foram as alterações feitas.

Importar produtos

Já com o botão de “Importar produtos”, você consegue enviar até 500 produtos no formato de planilha. 

Ao clicar no botão, você será direcionado a uma página como está:

Faça download do arquivo disponibilizado pela plataforma e preencha os campos pedidos, após isso, clique em “Selecionar arquivo” e procure pelo arquivo que você editou e clique em “Enviar”, uma mensagem aparecerá dizendo se a ação foi bem sucedida ou não. Lembre-se que imagens devem ser enviadas como URL.

Pronto, seus produtos foram adicionados com sucesso e devem aparecer na listagem!

Importante: Apenas um produto deve ser inserido por linha. Nos campos numéricos, como preços e dimensões, separe as casas decimais por ponto. Já a coluna EAN deve ser formatada como “Texto”.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma do HUB de marketplace da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 por Dawan Maciel

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA