1. Home
  2. Mercado Livre
  3. Entenda os modos de envio do Mercado Livre

Entenda os modos de envio do Mercado Livre

O Mercado Livre oferece quatro modos de envio para o vendedor. São eles: ME1, ME2, Envio personalizado, Retire em loja. 

Neste conteúdo vamos explicar cada um deles e suas especificidades. Continue lendo!

Modos de envio

ME1

Com este modo, o vendedor trabalha com sua própria logística para enviar os produtos, escolhendo a transportadora que fará os envios

Além disso, também deve adicionar a tabela de frete, que pode ser feita de maneira simples no HUB de marketplace da Uappi, assim como a etiqueta de envio.

As principais características do ME1 são:

  • o valor e o prazo de entrega são mostrados na tela do produto e em seguida, há a cobrança junto com o pedido;
  • no rastreio de pedidos, as informações enviadas para o lojista são da integração responsável pela logística;
  • é possível exibir cotações de frete de outras integrações.

ME2

Neste modo de envio, o Mercado Livre gera a etiqueta e o vendedor deve imprimir e despachar a encomenda.

As informações sobre peso e dimensões também são originadas pelo Mercado Livre, da mesma forma que o rastreamento do produto. 

Utilizando o ME2, os seus anúncios possuem maior relevância no marketplace.

Informações importantes: 

  • o despacho precisa ser feito em até 24h. Caso contrário, o vendedor tem a reputação prejudicada;
  • o endereço cadastrado no Mercado Livre deve ser o mesmo da postagem nos Correios.

Modalidades de envio – ME2

Além do Mercado Envios, o ME2 possui diferentes modalidades de logística: Places, Coleta, Flex e Full. 

Places

O vendedor imprime a etiqueta e envia seu produto diretamente para os pontos autorizados do Mercado Livre.

Coleta

É necessário contrato com o Mercado Livre para trabalhar com Mercado Envios Coleta. Neste modo, os produtos são recolhidos pelo Mercado Livre para depois serem despachados para os compradores.

Full 

Na modalidade full, os produtos dos vendedores ficam nos armazéns do Mercado Livre, que faz o gerenciamento de toda a logística.

Retirada em loja

Há também a possibilidade de disponibilizar lojas para a retirada dos produtos. Assim, o comprador pode escolher qual loja é melhor para ele e o vendedor se prepara para fazer a entrega do produto.

Envio personalizado

Se o vendedor quiser oferecer logística própria para as vendas, há a opção de envio personalizado.

Nela, o vendedor deve exibir os custos de envio para que o cliente possa selecionar no momento da compra aquele que melhor se adaptar às suas necessidades. 

Para ver mais conteúdos sobre o HUB de marketplace da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 por Dawan Maciel

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA