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Correções para Marketplace, Mercado Livre e novas implementações | 20/06/2024

A adaptação constante é essencial para maximizar a eficiência e competitividade dos e-commerces. Neste conteúdo você verá as mais recentes correções e implementações no HUB de marketplace da Uappi.

Confira o conteúdo completo a seguir!

Acesso

Dificuldade de renovar a senha

A equipe de desenvolvimento do HUB de marketplace identificou um cenário de dificuldade em renovar a senha de acesso com a funcionalidade que obriga o usuário a alterá-la após 90 dias.

Com isso, foram aplicados ajustes e o fluxo já está normalizado.

Lista de Compras

Receber estoque por armazém

Em atualizações anteriores foi feito um ajuste para que o HUB receba na API v1 o estoque por armazéns das listas de compras, porque os recursos das novas APIs não estavam preparados para receber esta informação.

Porém, neste cenário, ainda ocorriam outros problemas, como não receber o estoque por armazém no momento da criação da lista, que ocorre nas novas APIs.

Diante disso, neste momento foi alterado o fluxo para receber o estoque por armazém das listas de compras nas rotas das novas APIs, pelos recursos de:

  • cadastro de novas listas;
  • edição de listas existentes;
  • atualização de estoque em lote.

Shopee

Mudanças no fluxo de autorização

A Shopee realizou mudanças no fluxo de autorização de contas que exigiram ajustes na aplicação. Sendo assim, as seguintes melhorias foram implementadas no HUB:

  • novas URLs para autorização;
  • configuração de URL de redirect no console da Shopee;
  • mudanças no fluxo de autorização pelo usuário.

Frete

Cálculos de fretes – Nome das opções

Quando os clientes realizavam a cotação de frete em marketplaces da Uappi, eram exibidos no retorno o nome da tabela cadastrada no HUB. Isso dificultava a visualização do cliente e prejudicava a experiência.

Com isso, foram aplicados ajustes e agora são exibidas no retorno informações da modalidade e a transportadora.

Importação de segmentação da Uappi

Este desenvolvimento teve o objetivo de importar registros de segmentação de armazéns por tabelas de frete da Uappi.

Na API v1 essas informações serão recebidas com o recurso de importar fretes

Ajustar cálculo com faixas sobrepostas

Estava ocorrendo um problema para calcular o frete quando o usuário cadastrava faixas de CEP em sobreposição.

Exemplo:

  • faixa 1: 01000-000 a 19999-999
  • faixa 2: 30000-000 a 39999-999
  • faixa 3: 35000-000 a 44999-999

Observe que há uma sobreposição entre as faixas 2 e 3, e uma cotação com o CEP 38222-222 se encaixaria em ambas as faixas. 

Assim, se houvessem duas tabelas, uma com valores configurados na faixa 2 e outra com valores configurados na faixa 3, ocorreria um problema de cotação de frete.

Esse cenário ocorria porque o sistema tentava realizar o cálculo apenas com a primeira faixa de CEP encontrada, e se ela não estivesse configurada para aquela faixa de peso, o cálculo retornava um erro.

O objetivo deste desenvolvimento foi passar a calcular o frete em todas as faixas que o CEP de destino se encaixa. Com esse ajuste, o problema descrito acima não ocorrerá novamente.

Mercado Livre

Correções de erros na geração de etiquetas de envio

A equipe de desenvolvimento do HUB, junto do Mercado Livre, identificou uma quantidade grande de erros na geração de etiquetas de envio. Com isso, foram realizadas análises e a correção necessária foi aplicada.

Pedidos

Atualizar dados mascarados

Foi identificado que alguns pedidos chegam ao HUB com os dados de entrega como “XXXXXX”, mesmo estando marcados como “Pago”. Isso indica que o pagamento ainda não foi completamente confirmado pelo Mercado Livre. 

Isso ocorria pois não existia uma divergência nessas situações ou notificação do canal sobre a confirmação completa do pagamento. Como resultado, surgiram dificuldades para atualizar pedidos marcados como “Pago”.

Com este desenvolvimento foi solucionado o problema em pedidos marcados como “Pago” sem as informações necessárias. Assim, o processo de atualização desses pedidos se torna mais eficiente. 

Os seguintes ajustes foram feitos:

  • enquanto as informações de envio estiverem preenchidas com “XXXXXX”, manter sempre o pedido como “Aguardando Pagamento”. Quando os dados forem atualizados no canal, também será atualizado para “Pago”, seguindo o fluxo normal;
  • adicionada uma cron para verificar as informações de envio e atualizar os pedidos pagos.

Identificar tipo do anúncio nos itens

Para o gerenciamento dos preços dos anúncios do Mercado Livre levando em consideração o tipo de anúncio (Clássico ou Premium) os preços precisam ser enviados via API como preços personalizados. 

No detalhe dos pedidos, também será necessário identificar o tipo de anúncio nos itens.

Portanto, agora o gerenciamento de preços dos anúncios do Mercado Livre será feito pelo código MLB do anúncio. Com isso, cada anúncio será tratado individualmente, independentemente de ser do tipo Clássico ou Premium.

Além disso, no detalhe do pedido, ao carregar os itens do pedido, serão buscados na tabela “mercadolivre_produto” os tipos de anúncio e exibidos junto aos itens. Essas informações também serão adicionadas nos relatórios de pedidos.

Prefixos de pedidos por tipo de listagem

Outra melhoria relacionada à identificação por “Premium” ou “Clássico” passou a permitir a configuração de prefixos diferentes por tipo de listagem (Premium ou Clássico) no canal do Mercado Livre.

Na importação do pedido, será feita uma identificação para saber se os itens são Premium ou Clássico e definir o prefixo.

Anúncios

Preços personalizados por API

Nesta atualização, o HUB passou a permitir a gestão de preços personalizados nos anúncios do Mercado Livre, considerando API e painel.

Preços personalizados e Gestão por painel

A equipe de desenvolvimento implementou para os preços personalizados por mídias, a exibição nos anúncios. Assim, permite a gestão por painel e a checagem dos valores nos relatórios.

Além disso, nesta atualização foi implementada a exibição dos preços personalizados no painel. 

Agora, o HUB também passou a disponibilizar os preços personalizados na popup, para que o usuário edite os preços por lá.

Renner

Seleção de loja

A integração com o marketplace Renner possibilita integrar em outras lojas além da própria Renner, porém na integração do HUB não era possível selecionar a loja desejada.

Sendo assim, foi implementada nesta atualização a seleção de loja nas configurações do canal, seguindo o modelo da integração com a Conecta Lá.

Omni API

A equipe do HUB desenvolveu o recurso de consulta de preços personalizados dos produtos. 

Nesta atualização as seguintes etapas foram concluídas:

  • criação do recurso de consulta de preços personalizados na API;
  • atualização da documentação.

Uappi Marketplace

Problemas em ações via painel

Em Uappi Marketplace foram encontradas algumas inconsistências nas seguintes ações via painel:

  • sincronizar a disponibilidade;
  • teste de conexão.

Foram realizadas as verificações necessárias para solucionar o problema e os fluxos estão funcionando normalmente após os ajustes.

Para ver mais conteúdos sobre o HUB de marketplace da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 26 de junho de 2024 por Dawan Maciel

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