1. Home
  2. Atualizações
  3. Melhorias nas funcionalidades e novas ferramentas disponíveis | 30/06/2023

Melhorias nas funcionalidades e novas ferramentas disponíveis | 30/06/2023

O HUB de marketplace da Uappi segue em constante evolução, para proporcionar uma experiência cada vez melhor para os usuários. Pensando nisso, nesta atualização foram aplicadas diversas melhorias, correções e implementadas novas funcionalidades.

Confira todas as novidades no conteúdo a seguir!

Estoque de segurança inteligente

Com esta atualização, é permitida a ativação do estoque de segurança inteligente em apenas um canal. Ao ativar o campo no canal, foi adicionada uma mensagem de aviso informando que só poderá ser definido o estoque de segurança inteligente para um canal.

Perfis de acesso

Existiam no HUB de marketplace da Uappi, dois módulos com o mesmo objetivo: “Perfis de acesso” e “Perfis de acesso completo”. Os dois possuíam a mesma função, porém com níveis diferentes. 

O módulo completo poderia ser acessado apenas pelo perfil “Admin master”. Assim, aplicamos uma melhoria que visa unificar os módulos, distinguindo os usuários conforme a hierarquia definida.

Etiquetas — Gravação de logs

Ao gerar uma etiqueta, com retorno de sucesso ou erro, não existia a visualização do log, o que acabava dificultando o entendimento do motivo do erro. 

Diante disso, a equipe do HUB de marketplace passou a implementar os logs para visualização nos detalhes dos pedidos, através do campo “Ação”.

Shopee

A ideia deste desenvolvimento foi realizar a criação de um novo cadastro de anúncios para Shopee, que funcionará com duas etapas:

  • criação do anúncio guarda-chuva: o usuário cadastra título, descrição e imagens genéricos do anúncio, sem referenciar nenhuma das variações;
  • vínculo das variações com o anúncio guarda-chuva: o usuário vincula os produtos ao anúncio genérico.

Nesta primeira etapa dessa atualização, foram desenvolvidos dois novos módulos no HUB de marketplace. Assim, como o Mercado Livre, existirão abas que levam para cada módulo relacionado à Shopee.

Inicialmente, estão presentes duas abas: “Publicar anúncios” e “Meus anúncios”.

Mercado Livre

Exibição dos preços

Os preços exibidos na listagem do módulo “Meus anúncios” agora são acessados em detalhes clicando em “Ver mais”. Assim, a exibição é realizada de forma mais otimizada, assim como mostrado no exemplo abaixo.

Vídeos nos anúncios

O objetivo deste desenvolvimento foi fazer as verificações e validações para ler e receber na API do HUB, o link do vídeo presente na Uappi. Os vídeos já tem um campo próprio, presente nos detalhes do produto, como mostrado abaixo.

Assim, com a continuação nas próximas atualizações, o HUB passará a importar automaticamente a URL do vídeo se ele estiver cadastrado na Uappi.

Importação de anúncios

Anteriormente, quando um pedido chegava com mais de um anúncio, do mesmo SKU, não eram adicionados todos os anúncios ao vínculo, apenas o que chegou primeiro.

Assim, esta atualização teve como objetivo realizar ajustes para fazer o devido vínculo nesses casos relacionados com Mercado Livre e exibir os anúncios vendidos. Com isso, o número de itens passou a ser o correto conforme o número de anúncios vendidos para aquele pedido

Correções

Via Marketplace

Endpoint de homologação e produção

Nas configurações do canal da Via, já existe uma configuração que permite utilizar um ambiente de testes (homologação), porém, a maneira que os endpoints estavam configurados no código da aplicação não permitiam a utilização da maneira correta.

Esse cenário foi corrigido e o usuário tem a opção de testar ferramentas e configurações em ambiente seguro. Além disso, foi adicionada uma mensagem que informa a url de produção e homologação, ao lado desse campo. 

Consulta de produtos

Foi identificado que a consulta de produtos do marketplace estava sendo feita pelo endpoint errado, o que foi corrigido nesta atualização. Com isso, agora são exibidas mais informações sobre o produto na consulta.

Integração de pedidos

Estava ocorrendo um cenário que prejudicava a experiência do usuário, que se dava quando um pedido estava na fila e o canal estava inativo. Com isso, o canal não conseguia ser enviado para a plataforma, causando um congestionamento na fila de pedidos do seller.

Nesta atualização, a equipe do HUB fez um ajuste para ignorar o fato do canal estar inativo e enviar o pedido para a plataforma, que não fará a integração com os status seguintes, mas evita o travamento da fila.

Refinamento de feriados

Após a implementação da nova ferramenta de feriados, estava ocorrendo um conflito. No momento da chegada dos pedidos, é feito o cálculo de dias úteis para a cotação de fretes. 

Porém, os cálculos estavam divergindo no sistema, e identificou-se que um deles não era utilizado em nenhum local. Com isso, a equipe aplicou uma melhoria para consumir apenas os feriados relevantes nacional e regionalmente para os clientes, fornecendo prazo mais preciso.

Magazine Luiza

Mapeamento de características

A equipe do HUB de marketplace da Uappi realizou uma revisão no mapeamento de características da Magalu.

Nesse contexto, foi identificado que os mapeamentos estavam sendo registrados, mas na hora de montar a requisição para enviar o produto, não acontecia da forma como foi mapeado. Ou seja, era enviado diretamente para o canal. 

Esse cenário poderia ocasionar erros, por isso, o valor mapeado agora é enviado da forma correta. 

VTEX Plataforma

Quando um pedido de Profiz Marketplace era criado, ele chegava diretamente no HUB com o status cancelado, por falta de uma atualização na VTEX plataforma. Por isso, o pedido permanecia com status aguardando e não era atualizado.

Foi implementado um ajuste para que, quando um pedido chegue com status cancelado, o mesmo seja enviado para VTEX Plataforma, fazendo com que o status não fique travado no HUB e para o seller não ficar com um pedido parado também na VTEX.

Netshoes

Antes desta atualização, para forçar a sincronização de um produto, era preciso enviar a requisição do produto para atualizar ou cadastrar, além da requisição de estoque e preço. 

Porém, caso houvesse falha em alguma delas, ambas apareciam corretamente, menos a de produto (preço e estoque). Foi realizada uma padronização dos nomes, em que “Exportar produto” foi alterado para “Exportar disponibilidade”.

Outro ponto que teve melhoria que estavam sendo enviados logs para cada uma das variações, então poderiam ser enviados muitas requisições para um produto apenas. Esse cenário foi corrigido e revisado pela equipe.

Mapeamento de opções

No módulo de mapeamento de categorias, foram realizadas melhorias no mapeamento de campos. Os atributos obrigatórios passaram a ser identificados, sendo de fácil identificação no módulo.

Esses atributos agora são exibidos no topo da lista, com uma mensagem indicando sua obrigatoriedade. 

Outra melhoria aplicada nos outros atributos do produto, foi a adição do botão de “Mapear opções”, indicando que tem opções pré-definidas, que só serão aceitas pela Netshoes quando enviadas nesses valores.

Importante: no caso de um produto não possuir seu atributo pré-cadastrado nos valores definidos pela Netshoes, é necessário negociar com o analista comercial, antes da conexão do produto. 

Uma vez que o produto é cadastrado no canal, para realizar a mudança, seria precisa excluir e cadastrar o produto novamente.

Atualização de categorias

Agora, quando a atualização de categorias é finalizada, uma notificação é enviada para informar o usuário, que já poderá começar a realizar o mapeamento.

Para ver mais conteúdos sobre o HUB de marketplace da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 por Dawan Maciel

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA