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Como eu cadastro um novo frete no HUB de marketplace da Uappi?

Os tipos de frete que seu e-commerce disponibiliza para o cliente é uma parte muito importante para seu negócio. 

Cadastrando um novo frete

Caminho: “Configurações” > “Fretes” > “Novo Frete”:

Abrirá um formulário solicitando as informações do novo tipo de frete, insira as informações necessárias e clique em “Enviar” para salvá-las. O novo frete deve aparecer na listagem.

Agora é preciso configurar seu novo frete. Na listagem, clique na chave ao lado de seu novo frete criado. Se você escolheu qualquer opção em “Tipo de frete” sem ser “Tabelas de frete”, você terá de inserir as chaves de acesso, senhas e API token referentes à empresa provedora de suas entregas. Após inserir as informações pedidas clique em “Enviar” para salvar.

Para a opção “Tipo de frete = Tabelas de frete”, será necessário informar apenas se existe algum tempo adicional ao prazo de entrega. 

Para usar essa opção, é necessário criar uma tabela de frete. Veja abaixo como criá-la. 

Criando nova tabela de frete

O cadastro de uma nova tabela de frete depende de 2 (dois) outros cadastros, verifique abaixo se tudo está OK, se sim, pode prosseguir.

  1. As faixas de CEP estão cadastradas? Clique aqui para ver como cadastrar.
  2. As faixas de peso estão cadastradas? Clique aqui para ver como cadastrar.

Siga o caminho“Configurações” > “Fretes” > “Tabelas de frete” > “Nova tabela de frete”: 

Insira as informações pedidas e clique em “Enviar” para salvá-las.

Após cadastrar a nova tabela de frete será preciso configurá-la. Clique aqui para ver como! 

Entendendo as informações

Nome

Este é o nome do tipo de frete, será a maneira de o identificar na plataforma. Será exibido na plataforma desta maneira:

Transportadora

Este campo é muito importante, pois é aqui que é feito o vínculo deste novo tipo de frete com a transportadora a qual ele pertence. Você pode pesquisar por uma já existente ou cadastrar uma nova na hora.

Valor mínimo R$ (só poderá ser usado com preços acima deste valor)

Neste campo é possível estipular um valor mínimo para que o frete seja habilitado, por exemplo, preenchendo com “399.99”, o frete só será válido para compras a partir de R$ 400,00. Se não quiser aplicar esta regra, preencha o campo com “0” ou “0.00”.

Valor máximo R$ (só poderá ser usado com preços abaixo deste valor)

Aqui é possível estipular um valor limite para que o frete seja válido, por exemplo, preenchendo com “100.00”, o frete só será válido para compras de até R$ 99,99.

Tipo de Cálculo

Os tipos de cálculo definem se o valor do frete será um valor fixo com base no peso do carrinho ou se será calculado por uma porcentagem sobre o valor total do pedido.

  • Valor: Selecionando este campo, o cálculo será feito com base na soma do peso de todos os produtos do carrinho e faixa de CEP que o cliente inserir. 

Exemplo: A soma de todos os produtos do carrinho é de 1 kg e o CEP calculado está na faixa de SP – Interior, o cálculo seria este:

Seria exibido dessa maneira para o cliente:

  • Porcentagem: Veja um exemplo de como preencher na tabela:

A soma dos pesos de todos os produtos no carrinho é 4.000 (kg), o valor total do pedido é R$ 238,90 e o CEP calculado está na faixa de SP – Interior, então o cálculo é este:

Neste exemplo, significa que o valor do frete é 27% do valor do pedido.

 

É importante não esquecer que o valor do pedido pode ter descontos, como cupons, por exemplo, neste caso os 27% serão calculados com base no valor restante.

Status

Aqui é possível ativar ou desativar a tabela de frete. 

Importante: As informações com asterisco(*) são obrigatórias!

Preenchendo as tabelas

Procure pelo frete que acabou de criar na listagem e clique em “Editar tabela de Frete”, representado pelo ícone de uma ferramenta, aqui:

Valor do frete

Agora você está na tabela deste frete, para configurar os valores dos fretes, basta preencher cada faixa de CEP. Caso uma faixa de CEP ou faixa de peso não seja atendida, basta deixar o campo em branco. Aqui os dados são salvos automaticamente, basta apenas clicar fora da célula e verificar se os dados que foram atualizados ficaram na cor verde.

Importante: As células que estiverem com valor ‘0’ ou “0.00” (ZERO)  receberão frete grátis.

Prazo de entrega

Depois de preencher as células das faixas de CEP com os valores de cada uma, clique em “Configurar prazo de entrega”. Aqui será configurado o prazo de entrega de cada faixa de CEP de acordo com a faixa de peso.

Importante: O prazo de entrega já é configurado para exibir a informação “dias úteis”, por isso é necessário preencher apenas o prazo, conforme o exemplo abaixo:

Aqui os dados são salvos automaticamente, basta apenas clicar fora da célula e verificar se os dados que foram atualizados ficaram na cor verde.

 

Agora que seu tipo de frete está cadastrado e totalmente preenchido. Faça alguns testes colocando produtos no carrinho e inserindo CEPs que são atendidos e CEPs que não são atendidos no frete cadastrado. 

Importar tabela

Você também pode importar uma tabela de frete preenchida, tanto com o valor do frete, quanto com o prazo de entrega, clicando no botão “Importar tabela de fretes”. Aqui você será direcionado a uma página com as instruções para subir essa tabela e poderá baixar os modelos aceitos. Leia com atenção as instruções.

Clique em “Selecionar arquivo”, para enviar sua tabela preenchida e depois em “Enviar” para salvar as informações. Pronto, os valores da tabela devem aparecer na plataforma!

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma do HUB de marketplace da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 por Dawan Maciel

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